fbpx

A boa doutrina produz adolescentes santos

Teens
Tags:

Aqui estamos novamente. E trazemos mais evidências daquilo que é tão simples na bíblia: Os cristãos superficiais, não confessionais e não-sérios, pecam muito e são mundanos; mas os cristãos mais sérios e que vivem orientados pelo ensino conduzem suas vidas de maneira diferente. Dois anos atrás, Ron Sider marcou isso no seu livro “O Escândalo da consciência evangélica: Por que os cristãos vivem como o resto do mundo?”

Agora, um novo livro de Mark Regnerus, chamado “Fruto Proibido: Sexo e Religião nas Vidas de Adolescentes Americanos” apresenta mesmo quadro sombrio dos chamados “adolescentes evangélicos” que pecam tanto quanto os incrédulos. Mas, novamente, o livro aponta para o fato de que “os 16% dos adolescentes americanos que dizem que sua fé é ‘extremamente importante para suas vidas’ estão vivendo a castidade” (Gene Veith, “Sex and the Evangelical Teen”, World, 11 de agosto de 2007, pág. 9).

Alguns de vocês ainda lembram do que Sider disse há dois anos, mas o ponto agora é que isso foi confirmado por uma pesquisa totalmente diferente. Então, que o Senhor use esses dois estudos para nos encorajar a cultivar uma igreja mais voltada para o ensino sério das verdades bíblicas, o que tem trazido frutos mais radicais, do que estratégias de crescimento menos doutrinárias, que tem feito a igreja crescer rapidamente, mas não de forma saudável.

Aqui está a descoberta de Sider sobre a fé dos cristãos radicalmente transformados:

“Essas pessoas acreditam que a Bíblia oferece o padrão para a moralidade, e que verdades absolutas existem e são transmitidas através da bíblia. Além disso, elas concordam em seis doutrinas adicionais: Deus é Onisciente, Todo-Poderoso Criador e ainda governa o universo; Jesus Cristo viveu uma vida sem pecado; Satanás é uma entidade viva e real; A salvação é um presente gratuito, não algo que possamos ganhar; Todo cristão tem a responsabilidade pessoal de evangelizar; e a Bíblia é totalmente precisa em tudo o que ensina” (Scandal, p.127).

Então, Sider começa a listar os tipos de comportamentos que esse grupo, de doutrina mais consistente, tende a mostrar:

“Eles são nove vezes menos propensos a visualizar pornografia na internet. Eles são quatro vezes mais propensos a boicotar empresas e produtos censuráveis e duas vezes mais chances de não assistir filmes especificamente devido ao seu conteúdo ruim. Eles são três vezes mais propensos do que outros a não usar produtos de tabaco e duas vezes mais propensos a oferecer tempo para ajudar pessoas carentes. Quarenta e nove por cento de todos os cristãos nascidos de novo, e com uma cosmovisão bíblica, fizeram trabalho voluntário com os pobres na semana anterior, enquanto que apenas 29% dos cristãos sem uma cosmovisão bíblica e apenas 22% dos não-cristãos tinham feito isso”. (Scandal, pág. 128)

Sider conclui dizendo algo que os pastores e líderes juvenis devem ouvir com muita atenção – principalmente porque a Bíblia ensina, mas também porque o novo livro de Regnerus aponta na mesma direção. Aqui está a conclusão da Sider:

“As descobertas sobre o comportamento diferente dos cristãos com cosmovisão bíblica sublinham a importância da teologia. A ortodoxia bíblica é importante. Uma boa maneira de acabar com o escândalo do comportamento cristão contemporâneo é trabalhando e orando fervorosamente pelo crescimento da crença teológica ortodoxa em nossas igrejas”. (Scandal, pp. 129-130)

Sim, ore com fé! E trabalhe cuidadosamente para que nosso ensino e pregação apresente a Verdade. Resista ao modelo de ministério juvenil que só contempla o entretenimento. Cultive uma atmosfera alegre e sincera para o culto. Peça aos nossos jovens e anos. E peça aos nossos jovens e aos aposentados que arrisquem suas vidas em algum lugar para o Rei Jesus. Porque é pra este lugar que o ministério genuíno conduzido pela verdade nos leva.

Crescendo no conhecimento e graça de Jesus com você,

Pastor John.

Postado originalmente no site do Desiring God. Tradução: Léo Gonçalves.

John Piper (@JohnPiper) é fundador e professor do desingGod.org e chanceler do Bethlehem College & Seminary. Durante 33 anos, serviu como pastor da Igreja Batista de Belém, Minneapolis, Minnesota. Ele é autor de mais de 50 livros, incluindo Reading the Bible Supernaturally.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Esboços Relacionados

Menu
X
X