fbpx

Como dedicar seu intelecto a cristo? | Pr. Emílio Garofalo

Consciência Cristã 2021

A Semana de Lançamento da Consciência Cristã 2021 recebeu nesta quinta-feira (06/08), o pastor Emílio Garofalo para debater o tema “Como dedicar seu intelecto a Cristo”. Na quarta live dessa semana, você teve a oportunidade de aprender sobre teologia, que é a ciência que estuda Deus e a religião, suas características e relações com o ser humano, como também reflexões sobre a importância da teologia para entender o mundo.

Muitos cristãos estão entrando na universidade e, infelizmente, não estão preparados intelectualmente para lidar com as situações que surgem dentro do ambiente acadêmico. Segundo o pastor Emilio Garofalo, este é um reflexo da falta de ensinamento por parte da igreja e da nossa própria casa. Apesar do jovem, ser ativo na igreja, ele precisa ter uma mente preparada porque o ambiente que ele vai lidar será hostil e irá confrontar todas as ideias que ele acredita.

“A bíblia insiste que somos seres racionais. Nós somos seres dotados de Deus da capacidade de entender a realidade. A ideia é simples: você foi criado por Deus para olhar o mundo e entendê-lo com os olhos de D’ele. Mas a rebelião do nosso coração faz com que a gente queira olhar o mundo com os olhos rebeldes. E não os olhos de Deus. Em Romanos 12, Paulo diz: para formar a nossa mente de acordo com a palavra de Deus e não com esse século ” – Emílio Garofalo

O pastor Jorge Noda, que esteve participando da live, contou sobre uma pesquisa com jovens nas igrejas tradicionais, e o resultado foi de que 60% dos jovens universitários acabaram deixando a igreja no período de ingresso na universidade. Atribuindo parte da influência aos professores, que tentam desconstruir a fé cristã das pessoas que estão chegando ao universo acadêmico. Ao mesmo tempo ele questiona ao pastor Emílio Garofalo: como estimular uma nova geração de pensadores cristãos e que também dediquem o intelecto a Cristo?

Quais as estratégias para manter o jovem universitário na igreja?

“O ideal é que os pastores e pais devem estar atentos a isso. E essa conjunção de igreja e lar devem envolver os jovens sendo eles de ensino médio ou da universidade. Classes de escola dominical e grupos de estudo específico para estudar apologética, cosmovisão e teologia são recursos que podem contribuir na construção da mente cristã. Infelizmente, o que acontece nas igrejas é que os temas mais abordados são voltados a relacionamentos como namoro. Daí quando esse jovem entra na universidade os pensadores e filósofos contemporâneos acabam os influenciando, pois eles não aprenderam nada na igreja” explica Emílio Garofalo.

O pastor salienta que é essencial mostrar ao jovem a como enxergar a cultura com os olhos nas escrituras. Ensinando-os a ter filtros para que eles possam avaliar as ideologias nas mídias sociais e o que está acontecendo no mundo. Ele chama isso de filtros bíblicos. Às vezes achamos que a teologia é profunda demais para os jovens aprenderam na igreja, no entanto na escola eles estão aprendendo a filosofia ou da sociologia de maneira pesada. Dessa forma, conseguimos mostrar o que é real.

Se você não pôde assistir essa ministração, ainda dá tempo de acompanhar pelo nosso canal no youtube.

Inscreva-se na Consciência Cristã 2021

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Esboços Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

Menu