fbpx

O que é esgotamento mental e como lidar com isso? | Wilson Porte Jr

Consciência Cristã 2021
Tags:

A Semana de Lançamento da Consciência Cristã 2021 recebeu nesta quarta-feira (05/08), o pastor Wilson Porte Jr. para debater o tema “O que é esgotamento mental e como lidar com isso?”. Na terceira live dessa semana, nós tivemos a oportunidade de aprender sobre maturidade espiritual e como reconhecer essa fragilidade que afeta até mesmo nós cristãos. Sabemos que os períodos de dificuldades e lutas acabam abalando nossa fé em Jesus Cristo, mas não desanime. Deus está com você em todos os momentos.

Sinais de esgotamento mental

O pastor Wilson Porte, em sua mensagem, descreveu alguns sentimentos que a pessoa com esgotamento mental pode sentir. Sendo eles: sensação de sobrecarga, falta de esperança, insônia, ou dormir demais.

São esses sinais que acusam que a pessoa deve silenciar aquela cacofonia que está no cérebro ou o barulho que lhe aflige. Sobre esse espectro de esgotamento mental, é importante a pessoa perceber que esse momento pode levar a outros problemas patológicos mais graves e até mesmo físico.

“O esgotamento mental pode ser percebido por diferentes formas. O cansaço pertinente é um dos sinais dessa sensação. Quando se questiona se o cansaço mental é pior do que o cansaço físico, a resposta de todos os especialistas é que sim. O cansaço mental é extremamente pior. Porque o físico ele se resolve com uma boa noite de sono, com as férias ou com um banho gelado. Já o cansaço mental, diferente do físico, não se resolve assim de uma hora para outra. A pessoa vai perceber quando ela começar a ter dificuldade de concentração, aumento da ansiedade, sentimentos de angústia e falhas na memória” –  Wilson Porte Jr.

 

Por que o esgotamento mental é tão comum? E por que tem afetado a liderança evangélica?

“Eu creio que vivemos num tempo da exposição pública. Nunca o ser humano foi tão narcisista como hoje. A vontade de olhar para si mesmo e ver suas próprias virtudes, seus próprios valores, aquilo que é e que quer expor para as outras pessoas. Nós vemos por aí ferramentas que reforçam essa ideia. O narcisismo atual é essa loucura de querer ser aquela coisa que talvez Deus não chamou a pessoa para ser. Essa competição desenfreada ou quando eu estou muito preocupado no que as pessoas vão achar de mim e a cobrança para mostrarmos ao outros o que não somos, acabam esgotando nossa mente” – Wilson Porte Jr.

Wilson Porte atribui esse aumento de doenças emocionais ao surgimento da internet. As pessoas acabam se importando demais em postar sua vida nas redes sociais, mostrando uma vida perfeita.

Por isso, é necessário pararmos para pensar qual a motivação do nosso coração ao expor nossos pensamentos e ações na rede. Se sua motivação não estiver com o foco certo, peça a Deus graça para voltar para o lugar onde ele vai cuidar da sua alma.

Se você não pôde assistir essa ministração, ainda dá tempo de acompanhar pelo nosso canal no YouTube.

Participe da Semana de Lançamento da Consciência Cristã 2021, lives todos os dias de 03 a 08 de agosto de 2020 no Blesss, Facebook, Instagram e no Youtube.

Inscreva-se na Consciência Cristã 2021

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Esboços Relacionados

Menu