fbpx

Priscila: esposa e companheira na missão | Família

Devocional
Tags:

O que podemos aprender com Priscila? 3 exemplos fundamentais para a vida cristã em família.

“E depois disto partiu Paulo de Atenas, e chegou a Corinto.
E, achando um certo judeu por nome Áqüila, natural do Ponto, que havia pouco tinha vindo da Itália, e Priscila, sua mulher (pois Cláudio tinha mandado que todos os judeus saíssem de Roma), ajuntou-se com eles,
E, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas.”
– Atos 18:1-3

Priscila era casada com um judeu chamado Áquila que tinha por profissão a fabricação de tendas. Eles moravam em roma e por volta do ano 49, quando o imperador Cláudio decreta que todos os judeus fossem expulsos de Roma.

A partir daí eles passam a morar em Corinto, uma cidade grega. Nessa cidade eles conhecem o apóstolo Paulo, eles se tornam amigos companheiros, porque Paulo também tem o mesmo ofício, e a Bíblia diz que Paulo passa a partir daí a morar com eles, passou um bom tempo hospedado com eles.

Quero destacar pelo menos trêscaracterísticas marcantes na vida dessa mulher

1) Priscila era companheira

Priscila era companheira, ajudadora do seu esposo. Eles estavam sempre juntos, observe que o nome de um nunca parece sem o nome do outro na Bíblia, sempre estavam juntos. Priscila era alguém com quem seu marido podia contar

Provérbios 31:11 diz “o coração do seu marido confia nela”

Talvez essa seja uma das coisas que falta em muitos relacionamentos hoje: confiança, companheirismo. As pessoas hoje estão tão individualistas, cada um buscando seus próprios sonhos, o marido por um canto, mulher para outro. Os casais já não conversam mais, já não sonho juntos.

Mas aqui nós vemos uma mulher que era companheira do seu esposo, apoiava, eles estavam sempre juntos na missão.

2) Priscila era hospitaleira

Nós vemos aqui que Paulo ficou hospedado na casa de Priscila por um ano e meio. Eu queria perguntar pra você: é fácil hospedar? Com certeza não é, isso muda nossos horários, muda a nossa rotina.

Para ser hospitaleira você precisa ter o coração aberto para isso, porque você vai abrir sua casa, sua intimidade, e Priscila era essa pessoa com o coração aberto para receber pessoas. Paulo ficou morando com eles um ano e meio e nós sabemos que mais na frente eles também hospedaram Apolo. Também é bem provável que eles tenham hospedados Silas e Timóteo quando eles retornavam da Macedônia.

3) Priscila era uma mulher corajosa

Priscila era uma mulher determinada, firme na sua fé. O apóstolo Paulo chega a dizer que em certa ocasião eles colocaram as suas próprias vidas em risco por ele.

Nós sabemos que naquela época era muito difícil ser cristão. Num contexto de perseguição, onde as pessoas entregavam as outras às autoridades, Priscila estava firme. Ela transformou a sua casa em um centro de treinamento de de discipulado, sua casa era aberta pra isso, ela tinha esse compromisso com a missão.

Que possamos aprender com Priscila essas lições preciosas para nossas vidas.

Aprendemos com Priscila hoje que ela era uma mulher companheira de seu esposo, hospitaleira e uma mulher corajosa, firme na sua fé.

Que deus abençoe você e sua família, até o próximo vídeo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Esboços Relacionados

Menu