A maior crise que enfrentamos hoje em dia é a crise de papéis e responsabilidades. Entenda como podemos lidar com isso.

Crise familiar – diversos aspectos

Quando pensamos em crise familiar, muita coisa vem à cabeça: discussões entre marido e mulher, problemas envolvendo filhos, filhos envolvidos em algumas coisas que não deveriam estar…

Todavia, precisamos falar sobre um aspecto bem específico dessa crise.

É muito notório o que nós temos percebido no mundo à nossa volta: uma crise de papéis.

“Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.” – Josué 24:15

É interessante pensar que quem está falando nesse texto é o chefe da casa, o líder, o cabeça da família.

A crise de papéis dentro do lar: homem, mulher e filhos

Nesse aspecto, eu entendo que está havendo uma crise hoje em dia. Homens que já não assuma seu papel, homens que deixaram de ser o cabeça do seu lar, homens que simplesmente deixam o seu lar caminhar da maneira que outras pessoas desejam.

Porém Deus colocou uma responsabilidade muito grande sobre a vida dos homens dentro do lar. O homem é o cabeça, o líder, é aquele que direciona. Foi dada a ele essa função específica.

Se você é pai ou marido, lembre-se: Deus lhe deu responsabilidade de guiar a sua casa e sua família.

Eu não tenho a menor dúvida que muitos problemas que nós temos passado nos dias de hoje têm a ver com essa falta de atuação do pai, do marido, dentro do seu lar.

O silêncio de Adão

Não à toa me vem à memória num momento como este, o fato do que ocorreu no Gênesis, no início da história. A serpente foi tentar uma senhora chamada Eva e de repente aquele que deveria tomar as diretrizes, orientar e dizer “Não, nós não podemos fazer isso”, simplesmente silenciou.

Esse é um dos maiores problemas que nós temos enfrentado hoje em dia, o silêncio de Adão.

Eu queria que você parasse para pensar nesse aspecto: Deus lhe deu a sua palavra, e como homem desse lar, você precisa seguir essa palavra, dando direcionamento dos rumos que a sua família deve tomar. Sua família precisa de limites, precisa de orientações muito claras e a Escritura Sagrada nos traz isso.

Homem: não seja um tirano

Deus não à toa estabeleceu papéis, não para que você pudesse sobrepujar a sua esposa ou maltratar seus filhos, dizendo que você é quem manda e domina no lar como um mero tirano.

Deus, em sua perfeita sabedoria, desenhou um ambiente em que, se essas partes funcionarem bem, a família obviamente funcionará bem.

Marido como cabeça, esposa como auxiliadora, filhos se submetendo e honrando os seus pais.

Quando há um encaixe, uma harmonia, uma sincronia compreendendo que eu estou desempenhando esse papel porque o Ser mais sábio do Universo assim estabeleceu, eu não tenho a menor dúvida dos benefícios que haverão de vir mediante a obediência dessa orientação.

Não à toa alguns problemas que vieram após o período do próprio Josué, após a sua morte, assim como problemas que antecederam o momento de Josué, sempre tiveram a ver com problemas de papéis.

“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” – Romanos 12:2

Se você deseja, como pai, como marido, como o chefe do lar, como família, desfrutar de dias diante daquilo que realmente Deus deseja para você, viver algo que é perfeito, agradável e bom, o caminho é seguir os passos que Jesus orientou, seguir os passos que a Escritura estabeleceu.

Escute a voz de Deus, aprenda cada vez mais a Palavra do Senhor e aplique para sua família.

Não seja omisso, porque a omissão tem trazido inúmeros prejuízos para a família.

Você quer o bem da sua família? Fuja da crise familiar, fuja da crise da omissão, da negligência.

Muitas coisas têm acontecido porque estão faltando limites. Está faltando um homem, alguém que estabeleça a forma como deve agir, mas pensando que se estamos seguindo as orientações que Deus nos deu, estamos sendo apenas um instrumento que Deus está utilizando para conduzir de maneira satisfatória o nosso tão amado lar.

Que Deus abençoe e que a gente lute contra essa crise. Você tem esse compromisso, de dizer: Eu e minha casa serviremos ao Senhor.

Avatar

Últimos posts por conscienciacrista (exibir todos)

Leave a Reply