Quais são os perigos da omissão masculina? Como a família pode ser afetada? Entenda mais nesse estudo sobre Família

Uma das histórias bíblicas mais conhecidas é a ocasião que acontece lá em Gênesis 3, com Adão e Eva.

Muitos pensam naquele relato que enquanto Eva estava sendo tentada pela serpente, Adão estava dando um passeio por aí, quem sabe chupando manga, passeando no riacho, tomando banho de mar, enfim.

Adão estava presente no momento da tentação

Mas a pergunta que surge é: se Adão estivesse ali presente com Eva e contemplando toda aquela conversa, se Adão esteve presente e se calou, será que isso traria mais luz sobre o problema dos homens atuais?

Eu levantar dois pontos que penso te ajudariam a entender que Adão não estava tomando banho de mar, Adão estava presente.

Quando a mulher observou que a árvore realmente parecia agradável ao paladar, muito atraente aos olhos e, além de tudo, desejável para dela se obter sagacidade, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que estava em sua companhia, e ele igualmente comeu. ” – Gênesis 3:6

O primeiro ponto é que texto bíblico dá a entender que Adão estava junto com Eva no momento da tentação.

O segundo ponto é que, quando observamos Gênesis 3:1-7, percebemos que há uma única unidade de tempo ali. Não há quebra de tempo entre o momento que Eva como e quando vai procurar Adão.

Adão se calou com Eva e com a serpente

Nesse sentido, Adão estava presente junto com Eva. Adão não se calou apenas com Eva, mas também com a serpente. Por que Adão não se juntou com sua esposa para enfrentar a serpente? Essa era uma das estratégias mais adequadas para a ocasião. Mas não foi isso que ele fez, ele simplesmente silenciou.

A desobediência de Adão

Quero que você pense nisso, a desobediência de Adão não começou quando ele comeu do fruto, mas começou quando Ele silenciou quando calou.

Eu não sei de onde está vindo os pensamentos que faz com que eu, você e muitas pessoas entendam que o melhor é se calar.

Geralmente conversando com determinadas pessoas elas dizem mais ou menos assim: eu me calo para não ter mais confusão, para não se protelar mais.

Não seja omisso!

Quando você contemplar algo de errado e equivocado dentro da sua casa, no relacionamento com a sua esposa, ou seus filhos, o caminho não é se calar, o caminho é falar, tratar e acreditar naquilo que Deus falou.

O melhor é intervir, porque senão a grande tragédia está prestes a acontecer. Quem sabe será ali a porta de entrada para um grande problema dentro do seu lar, do seu relacionamento conjugal.

Os perigos da omissão masculina

Não se cale quando a realidade requer que você intervenha porque Adão e Eva foi uma das amostras claras e evidentes de que nós não podemos silenciar. Pelo contrário, quando vemos algo errado nós devemos intervir para o bem daqueles que nós amamos, seja nossa esposa, sejam nossos filhos, seja o lar que tanto prezamos.

Não se cale, não seja omisso porque a omissão de um homem lá atrás acarretou no que nós enfrentamos hoje; e talvez a sua omissão, a minha omissão, em momentos que devemos intervir poderá trazer tragédias e problemas muito graves para a vida da nossa casa, nossa família, nosso relacionamento conjugal.

Que Deus te abençoe e fale sempre quando você contemplar algo que precisa ser tratado. Forte abraço

Avatar

Últimos posts por conscienciacrista (exibir todos)

Leave a Reply