fbpx

SOLA SCRIPTURA | Vida Cristã

DevocionalMensagens
Tags:

A data da Reforma Protestante já passou, o que sua vida tem a ver com Sola Scriptura?

Não caia na reformodinha. Confira hoje o vídeo sobre SOMENTE A ESCRITURA

A data da reforma protestante já passou e muitas igrejas relembraram este momento, mas quero aqui lançar um desafio em uma série de vídeos onde vamos nos responder a seguinte pergunta: “a data da reforma já passou e o que vc tem feito com o significado dela?”

Você conhece os 5 solas da Reforma Protestante?

Todos sabem os cinco Solas da Reforma Protestante que são: SÓ A FÉ, SÓ A GRAÇA, SÓ A ESCRITURA, SOMENTE CRISTO E SOMENTE A GLÓRIA DE DEUS.

Tudo bem, você pode até saber isso decorado e entender tudo sobre estes cinco pontos, mas quero aqui refletir sobre o que isso tem a ver com sua vida e como você tem se relacionado com estes 5 pontos?

Claro que saber o que eles são todo mundo sabe, mas o saber não significa que você tem se deixado ser reformado por estes pontos em sua vida diária. Alguns teólogos tem dito uma frase que concordo completamente: “A Igreja Reformada é a que vive se reformando”. Mas como indivíduos esta verdade se aplica a nós?

Não caia na “reformodinha”

Cuidado para você não cair no que eu chamo de “reformodinha” e se achar um reformado mas não aplicar na sua vida a reforma protestante, pois se assim for você não vai passar de um reformodinha e não de um verdadeiro cristão reformado que vive se reformando!

Vou colocar uma ordem aqui que acredito pessoalmente ser uma ordem necessária e prática na vida de alguém, mas não significa que o processo ocorre somente nesta ordem! Quero apenas propor isto aqui para ajudar na reflexão:

Tudo se iniciou com a Palavra de Deus pois esta disse “Haja Luz” e a luz se fez no mundo e todas as coisas foram criadas pelo poder de sua Palavra que jamais volta vazia sem cumprir tudo o que Ele propôs! Apocalipse chama Cristo de A Palavra de Deus e João no evangelho o chama de Verbo que se fez carne! No entanto apesar de tudo isso sabemos que a Palavra Escrita de Deus é o que se refere o SOLA ESCRIPTURA! É nela que examinamos e encontramos a vida eterna! É ela que nos guia a toda a verdade acerca daquilo que Cristo fez os discípulos lembrarem! É ela que testifica acerca de Cristo e de sua obra redentora! É ela que nos é dito por Paulo em, 2 Tm 3:16:

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” (2 Timóteo 3:16,17)


É ela quem tem todo o poder para ao ser pregada aos corações. Em (Hebreus 4:12,13) temos:

“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.”

É esta Escritura que age no mais profundo de nossa alma e revela nosso coração a nós mesmos! É esta palavra que nos revela quem somos em nossa depravação espiritual e quem Deus é em sua santidade! É ela que nos revela o plano de redenção do Senhor em Cristo e nos revela quem Cristo é! É ela que nos diz que pela fé somos salvos e temos acesso ao pai pela graça! É ela que nos orienta a andar na verdade e viver vidas penas de satisfação em Deus! É ela que nos protege de nós mesmos e de um mundo que está em guerra com Deus! É ela que nos confronta e confronta e que Nela ouvimos Deus falar como um pai de amor!

Como tem sido então seu relacionamento com a Palavra de Deus?

“Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” (Salmos 119:11)

Onde você tem escondido a Palavra de Deus? Ou você tem se escondido da Palavra? Ou usado ela para torcer a verdade a teu favor e usar ela para esconder teus pecados? Ela é luz na tua vida? É nela que você acha o desejo do Senhor e a segue para agradar aquele que te salvou?

Qual posição a Palavra tem em sua vida?

Tua teologia salta das Escrituras ou tua teologia é desculpa para não ir as escrituras? Você conhece a Bíblia? Você medita nela? Você sabe citar mais textos bíblicos do que frases de teólogos?

Por fim, qual a posição que as escrituras estão no teu coração?

Pois os reformadores colocaram ela no centro de tudo e a partir dela a igreja se reformou! E tua vida tem se reformado a partir da Palavra?

Deus te abençoe e até a próxima!

6 Comentários. Deixe novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Esboços Relacionados

Menu