Você já deve ter ouvido falar sobre cosmovisão, uma palavra muitas vezes usada no contexto mais acadêmico e filosófico. Mas o que ela significa?

Cosmovisão é basicamente a forma como nós enxergamos a realidade, o mundo, as pessoas e a sociedade.

A forma como nós enxergamos o nosso mundo define como nós vamos nos relacionar com ele, como vamos viver, usar nosso tempo, nossos talentos e habilidades, as escolhas que vamos fazer. Tudo isso é definido por nossa cosmovisão, pela forma como nós percebemos a realidade.

Por isso eu creio que é tão importante nós refletirmos sobre isso. Nem sempre nós estamos cientes de que nossas escolhas não são feitas pelas circunstâncias, elas são feitas a partir da forma como nós enxergamos nossa vida.

Quando a gente para pra pensar sobre uma cosmovisão cristã, nós estamos falando sobre a forma de ver o mundo sob uma ótica cristã.

O que é enxergar o mundo com os olhos de Cristo?

Cosmovisão cristã é enxergar o mundo com os olhos de Cristo, perceber a realidade não a partir de uma filosofia niilista, não a partir de uma perspectiva espiritualista, mas perceber o mundo a partir dos olhos de Cristo.

Eu queria perguntar pra você: como você enxerga o mundo? Como você observa a natureza, a sociedade, as pessoas, o seu trabalho, os seus estudos, o seu lazer?

Tudo isso é importante porque quando nós olhamos para ensino de Cristo nós descobrimos que podemos perceber a realidade com olhos totalmente diferentes.

Como enxergar a criação a partir da Cosmovisão Cristã

Através de uma Cosmovisão Cristã nós podemos, por exemplo, reconhecer que o mundo que nós vivemos foi criado por Deus, não é fruto do acaso, não é fruto de uma coisa que aconteceu há bilhões de anos, de forma impessoal, mas é fruto da mente de um Criador, alguém que trouxe todas as coisas à existência.

É por isso que quando nós enxergamos um passarinho. plantas ou as estrelas, não estamos diante de forças impessoais, estamos diante da criação de Deus, o Criador que trouxe todas as coisas a existência com sabedoria, beleza e propósito.

Quando se olha a criação dessa forma, você vai enxergar tudo de outra maneira, porque você vai descobrir que até mesmo uma folha, uma flor, um passarinho que está voando, você vê a realidade de Deus.

“Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite. Não há linguagem nem fala onde não se ouça a sua voz.” – Salmos 19:1-3

Na criação nós ouvimos a voz de Deus. Nós descobrimos que este mundo tem um propósito. Nós descobrimos que nós temos um propósito.

A criação é uma voz tão poderosa de Deus que inclusive nos faz responsáveis moralmente diante de Deus, como afirma o apóstolo Paulo:

“Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.
Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.” – Romanos 1:18,19

Deus nos criou com um propósito

As coisas revelam a glória de deus e é por isso que nós somos responsáveis, porque nós sabemos que existe um Criador. Nós sabemos que Ele é eterno, poderoso e que ele nos criou com um propósito, o propósito de encontrar Nele perfeita alegria. O propósito de sermos gratos, sermos verdadeiros adoradores.

Quando nós nos afastamos desse propósito nós experimentamos as consequências de uma vida distante de Deus.

Quando nós olhamos o mundo na perspectiva dos olhos de Cristo, quando nós temos essa Cosmovisão Cristã em relação à natureza, à criação, isso define quem nós somos, o que nós pensamos, nossas escolhas, nossas decisões e nossas prioridades.

Estudar cosmovisão é algo muito importante. A verdadeira cosmovisão ela nos é dada a partir do próprio ensino de Jesus, dos apóstolos, profetas nas Escrituras.

Estude mais sobre cosmovisão cristã, vamos pensar mais sobre essa realidade porque isso vai nos ajudar a olhar para a nossa vida de uma forma diferente, a perceber que há um sentido, um propósito, uma missão, uma vocação.

E que nós podemos experimentar a vontade de Deus, que é boa perfeita e agradável.

Avatar

Últimos posts por conscienciacrista (exibir todos)

No Comments

Leave a Reply