DevocionalMensagensSalmo 1

À procura da felicidade | Devocional no Salmo 1:1 | Parte 1

Por 7 de maio de 2018 junho 18th, 2018 0 Comentários

“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” (Salmos 1:1)

 

O salmista nos apresenta um homem e seu relacionamento com três estilos de vida que apresentam a ele. Vou dividir este verso em mais de um devocional, para que possamos entender cada estilo de vida apresentado, mas a princípio vamos refletir sobre o homem do Salmo 1.

Quem é o homem do Salmo 1?

Esse indivíduo revelado pelo verso 1 é o homem bem aventurado, o homem feliz!

Você pode ser considerar uma pessoa feliz? Você já refletiu nisto algum dia? Então te convido hoje a pensar na sua felicidade e na história da sua vida.

O que é felicidade?

Mas para que possamos refletir na felicidade, quero primeiro pensar: o que é a felicidade?

Segundo o dicionário, felicidade é o bom êxito ou sucesso e o estado de quem está feliz, que significa ditoso, afortunado, contente, alegre, bem-sucedido ou bem lembrado.

À procura da felicidade

Diante disso, também me lembro de um filme com o ator Will Smith que muito me emocionou e que talvez você já tenha assistido: “À Procura da Felicidade”.

O filme apresenta um empresário americano que luta para criar um filho sozinho e para e ser um grande vendedor. Muitas coisas dão errado ao longo da narrativa, mas com garra e coragem ele consegue vencer os desafios e se tornar um homem de sucesso.

Sucesso = Felicidade?

Mas espera um pouco! Ele estava a procura da felicidade e encontrou no sucesso profissional? Esse é um tipo de sucesso que muitos exaltam e até desejam. Entretanto, conheço histórias de pessoas que tiveram muito sucesso profissional mas suas famílias foram destruídas. Algumas chegaram ao ponto de cometer suicídio, crimes e outras coisas.

Vemos a busca por sucesso no mundo como se ele me fizesse ser uma pessoa feliz. Mas será que isso é verdade? Olhemos para atores famosos e cantores que, mesmo fazendo sucesso, destruíram suas vidas nas drogas, prostituição e até suicídio.

As redes sociais e a tirania da felicidade

Na era das redes sociais eu vejo também a “tirania da felicidade”, como chamado pelo filósofo Pondé em uma palestra. Parece que a busca pela felicidade é um desejo muito intenso do nosso coração e justo de procurar, pois a felicidade nos traz felicidade não é?!

Mas o veneno das redes sociais me preocupa quando a felicidade torna-se um fim em si mesma, e nos contentamos em ostentar uma felicidade que não existe, consiste em apenas fotos cheias de efeitos e sorrisos que duram apenas segundos para que a câmera possa captar.

Triste saber que por trás de muitas vidas perfeitamente expostas nas redes sociais, existem corações tristes e vazios e que se contentam em enganar-se com a procura da felicidade que hoje termina em uma foto compartilhada.

A forma bíblica da felicidade

A Bíblia nos apresenta uma outra forma de felicidade que se apoia em um sucesso que muitos podem não perceber, mas que no interior do homem trazem para ele prazer, completude de significado e verdadeira alegria de existir!

Quero te apresentar a felicidade bíblica e o homem bem-aventurado deste salmo. Esse homem é alguém que realmente encontrou a felicidade e aqui quer te mostrar como chegar até ela também! Em Cristo somos felizes e neste salmo vamos entender por que o somos.

Se você está triste e à procura da felicidade, então entenda que primeiro você precisa corrigir seu conceito de felicidade e sair do conceito mundano e da tirania da felicidade entendendo que ela não se trata de um fim, mas um meio para uma vida melhor e de sentido muito mais profundo que se possa imaginar!

Deus nos ajude a encontrar a verdadeira felicidade, e a descobrir que ela está em Jesus.

Até a próxima!

 

Lázaro Layson

Lázaro Layson

Pastor Lázaro Layson, Vocacionado por Deus para pastorear a Igreja Batista da Graça, Bacharel em Teologia com especialização em Pregação Expositiva e Aconselhamento Biblico, Chamado a ser sal da terra e luz do mundo como Consultor Empresarial e Professor com Bacharelado em Engenharia Mecânica e Especialista em Gestão de Projetos. Casado com Michelly Suellen e pai de Sarah, Lazaro Filho e Samantha Abigail.

Deixe seu comentário