DevocionalMensagensSalmo 91

Devocional no Salmo 91:14 | Retiro alto

Por 20 de abril de 2018 0 Comentários

“Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.” (Salmos 91:14)

 

O Salmo 91 é messiânico?

Quão belas palavras nesse versículo do Salmo 91! É neste ponto que podemos perceber um paralelo grandioso com a vida do nosso Senhor Jesus Cristo.

Quem mais amou ao Pai senão o Filho? Quem mais conheceu o nome do Pai senão o filho? Como Ele mesmo diz: “E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja.” (João 17:26). O Filho é como o primogênito entre muitos irmãos que nos fez conhecer nosso Pai e sermos chamados seus filhos.

Alguns afirmam ser esse um salmo messiânico, ou seja, que aponta para o Messias. Eu acredito que sim e vou muito mais além, porque toda a Bíblia aponta para o Messias prometido!

Os conhecidos heróis da fé de Hebreus 11 em muito tipificavam o Filho de Deus, mas eram imperfeitos. Eles lutaram, viveram e cumpriram sua missão e ainda nos apresentaram um tipo de messias, mas todos eles falharam em seus pecados, o Messias não. O Filho de Deus não falhou!

O escritor do salmo escreveu seus sentimentos de fé mais profundos e que poderiam sim apontar para o Messias como apontavam para si mesmo. Quero entender aqui também que esse salmo nos dá a chance de aprofundar nosso conhecimento sobre nosso Deus. Cristo conquistou para nós em sua vitória a capacidade de viver um relacionamento tal como o salmista nos apresenta.

Em Cristo podemos viver, pois sua graça nos capacita a isso! Cristo nos conquistou para o Pai e hoje amamos o Pai porque Ele nos amou primeiro! Jesus nos chamou para sermos conforme Cristo, então por Cristo podemos sim amar e por Ele ser salvos, como o salmista afirma. “Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Romanos 8:29)

Nós amamos porque Ele nos amou primeiro

Depois de falar sobre tão forte amor que temos por nosso Senhor, o amor que devemos sentir, precisamos deixar claro pra nós mesmos que tal amor não foi conquistado por nossos méritos, mas pelos méritos de Cristo.

Isso é maravilhoso de pensar! Nós podemos amar ao Senhor porque Ele nos amou primeiro. Diante disso, como objetos do amor infinito de Deus, somos libertos. Assim como o salmista afirma: “Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei…”.

Que Palavras lindas de afeto divino e infinito amor concebido a nós! Somos objetos de um amor que nos amou primeiro e nos deu a capacidade de amá-lo para então, por meio desta capacidade ainda nos fornecer o alívio do livramento.

O que posso mais fazer por este Deus? Nada! Absolutamente nada! Apenas adorar e me prostrar diante Dele.

“Pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome”

Mas o salmista não pára por aí, ele ainda diz que o Senhor nos colocará em alto retiro porque conhecemos o nome Dele. Que graça grandiosa!

Mas pode alguém afirmar que ele fala por Cristo e não por nós. Sim, afirmo que por Cristo sim, porque o pecado entrou no mundo pela desobediência de um só homem, Adão, mas o pecado sai do mundo pela obediência de um só, Cristo!

Cristo venceu o mundo e nós vencemos com Ele naquela cruz! Assim como em Adão estávamos morrendo em nossos pecados, em Cristo estamos sendo libertos de nossas falhas e pecados.

Cristo obedeceu e Nele obedecemos!

Cristo morreu e Nele morremos!

Cristo venceu e Nele já vencemos!

Cristo conheceu o nome do Senhor e Nele nós conhecemos também!

Cristo amou ao Senhor e Nele amamos!

Se você ainda não está em Cristo então arrependa-se de seu pecado e corra para o barco que possui o nome Jesus, porque o dilúvio está próximo e somente quem estiver no barco será salvo.

Então corra para Jesus e conheça o Deus do salmo 91, recebendo para si o cuidado Dele pois em Cristo podemos ser mais que vencedores.

O lugar mais seguro para estar

Não estou te prometendo uma teologia da prosperidade pois não creio nela, mas estou afirmando que estar do lado do Senhor e dentro do barco é o lugar mais seguro para estar, pois ele é refúgio e fortaleza e socorro bem presente no dia da angústia, dá sentido e significado as mais densas trevas de nossa vida e vales da sombra da morte.

A maior salvação que Ele te concede de início é estar nos braços Dele mesmo em meio as mais profundas angústias da vida. E mesmo sendo lançado em uma fornalha de fogo, cova dos leões ou uma cruz, espero que exista em você o mesmo sentimento de Jesus que disse: Seja feita a tua vontade assim na terra como no céu.

Esteja em Cristo e ame a Deus em Cristo e achará descanso e livramento para sua alma!

Até a Próxima!

Lázaro Layson

Lázaro Layson

Pastor Lázaro Layson, Vocacionado por Deus para pastorear a Igreja Batista da Graça, Bacharel em Teologia com especialização em Pregação Expositiva e Aconselhamento Biblico, Chamado a ser sal da terra e luz do mundo como Consultor Empresarial e Professor com Bacharelado em Engenharia Mecânica e Especialista em Gestão de Projetos. Casado com Michelly Suellen e pai de Sarah, Lazaro Filho e Samantha Abigail.

Deixe seu comentário