Devocional diário, reflexão cristã no Salmo 91.
"Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará". Confira a introdução ao nosso devocional no Salmo 91.

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.” – Salmos 91:1

O coração humano é uma fábrica de ídolos

Descansará…” Vivemos em uma geração que persiste com o mesmo problema desde o Éden: a idolatria. Criamos ídolos que nos prometem aquilo que não podem cumprir. Moldamos estes ídolos em nossa imaginação e achamos que eles de fato existem e possuem as virtudes e os poderes que pensamos.

Certa vez Lutero afirmou que o coração humano é uma fábrica de ídolos e de fato, somos este produtores ininterruptos e enganadores de nós mesmos.

Os 3 P’s motivacionais do coração humano

Mas você pode se perguntar, por que isto acontece? E posso te dizer que este é o resultado de nossas maiores motivações que giram em torno do que chamo de os 3 P´s motivacionais do coração humano.

Estes são o “P” do poder, o “P” do prestígio e o “P” do prazer. Todo coração humano se motiva na busca de uma destas 3 coisas, ou até mesmo as 3 coisas em maior ou menor grau. E, das mais variadas formas possíveis, nós erguemos nossos ídolos moldados conforme nossa imaginação e atendendo exatamente nossos anseios mais profundos.

Um eclipse em nosso coração

Mas no fim de tudo o que isso gera? Gera um eclipse em nosso coração do que realmente brilha como o Sol e deve ser a luz que ilumina nossa vida: o Deus grandioso e onipotente que não se assemelha a nenhum ídolo porque tudo se dobra diante de quem Ele é! Nossas mentes e corações corruptos, enganosos por natureza sempre eclipsam Aquele que de fato deve ser erguido em nosso coração.

Os atributos de Deus no livro de Salmos

O livro de Salmos é um livro dos atributos de Deus, conflitos do coração e intimidade do homem com Ele. Nele podemos ver a infinitude de Deus e a depravação do homem. Nele temos acesso ao conhecimento de Deus e de quem Ele deve significar em nossas mentes e corações.

O Salmo 91 levanta um Deus protetor e cuidador, soberano e onipotente! Quando estudamos este salmo e de fato entendemos quem é o Altíssimo desenhado pelas letras deste maravilhoso texto, podemos de fato descansar nossa alma em um dos “P’s” da motivação humana: o Poder de Deus, que nos provê a proteção que tanto ansiamos. Aquilo que muitas vezes buscamos em sistemas de segurança, muros altos, cadeados, seguro de vida, plano de saúde, dinheiro no banco, contatos certos nos lugares certos e muito mais ídolos erguidos em nossos corações, que nos prometem aquilo que eles não têm poder algum de fornecer, com a convicção que precisamos para achar descanso em nossas almas.

Onde você tem buscado segurança e conforto?

Quero concluir esta introdução ao nosso devocional no Salmo 91 te convidando a uma reflexão.

Você já se perguntou quem tem tomado conta do seu coração e te prometido segurança e conforto?

Em quem você tem buscado esta paz, este descanso, que até hoje você pode não estar gozando?

Se sua resposta é que tem buscado fora do Senhor, te convido a conhecer neste salmo quem é o Altíssimo, e assim de fato você achará o descanso que procura.

Deus nos abençoe. Até a próxima!

Lázaro Layson

Pastor Lázaro Layson, Vocacionado por Deus para pastorear a Igreja Batista da Graça, Bacharel em Teologia com especialização em Pregação Expositiva e Aconselhamento Biblico, Chamado a ser sal da terra e luz do mundo como Consultor Empresarial e Professor com Bacharelado em Engenharia Mecânica e Especialista em Gestão de Projetos. Casado com Michelly Suellen e pai de Sarah, Lazaro Filho e Samantha Abigail.

Deixe seu comentário