DevocionalMensagensSalmo 1

O fim da falsa felicidade | Devocional no Salmo 1:4

Por 14 de maio de 2018 0 Comentários

“Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.” (Salmos 1:4)

 

O salmista começa a entrar nos efeitos da vida dos ímpios, estes que o homem bem-aventurado foi conclamado a evitar em seu estilo de vida como meio de encontrar a alegria.

Sabemos que vivemos em um mundo onde estamos rodeados de pessoas que não conhecem ao Senhor e não podemos evitar ter contato com estas pessoas e não é essa a vontade do Senhor porque como poderemos alcançar estas pessoas e apresentar Cristo a elas se não convivermos com elas no nosso trabalho, escola e vizinhança? No entanto, fica claro no salmo que o que devemos evitar é assumir o estilo de vida destes homens e até mesmo buscar neles o meio para a felicidade tão almejada.

O salmista Asafe em seu salmo 73 fala sobre a prosperidade dos ímpios e como ele se revoltava ao ver que prosperavam sendo maldosos e aproveitadores, mas Deus o repreende e diz que esta prosperidade é momentânea que o fim deles seria terrível pois estavam em terreno escorregadio e não iriam muito avante.

Vejo isso claramente em nosso país com estes problemas de corrupção. Acredito que estes homens depois que cometem seus crimes nunca mais colocam sua cabeça tranquila no travesseiro pois temem serem descobertos e quando o são, vivem vidas de lutas judiciais e toda sua família sofre. Mesmo que eles sejam ricos a paz é algo que nunca conseguirão comprar e por fim suas atitudes na busca por felicidade os levaram a ainda mais infelicidade e dores. Tudo não passa de uma ilusão do pecado!

Homens que são como a palha

É aí que se encaixa tudo o que o salmista fala quando diz que estes homens são como a palha. Depois de moer o trigo resta uma série de cascas leves e um pó que não presta para nada. Ao bater de um vento leve sobre esta palha ela logo voa se espalha e não se acha mais. Se o fogo pegar esta palha ela logo some como se nunca tivesse existido.

É assim que o salmista descreve os ímpios que vivem seus estilos de vida de promessas de felicidade, mas que não passam de ilusões do pecado. O salmista faz um contraste entre o ímpio sendo uma palha e o justo sendo uma árvore e daí podemos perceber quem de fato tem verdadeira estrutura para suportar as tribulações e intempéries da vida. A árvore demora muito para crescer, mas se torna forte. A palha gera muito volume mas não possui estrutura nem para uma leve brisa de vento.

Qual estilo de vida você tem assumido?

Saiba que sobre tudo que você faz existirão efeitos e resultados e somente o longo prazo de nossa vida nos mostra de fato se nossas decisões foram ou não acertadas.

A melhor forma de aprendizado é com os conselhos sábios porque alguns dizem que se aprende com erros e isso é fato, que muito se aprende com os erros, mas é um aprendizado perigoso porque os erros podem ser fatais e irreversíveis então não assuma a filosofia de aprender com os erros mas aprenda com os conselhos da Palavra do Senhor!

Nós não temos vida e chances suficientes para cometer todos os erros e poder aprender com eles, então não seja ímpio e não assuma o seu estilo de vida, mas seja um sábio e aprenda a usar bem sua vida e seu tempo!

A sabedoria bíblica está exatamente nisto, em aprender com conselhos e praticar estes como se fossem coroas que colocamos sobre nossa cabeça! Por este motivo não importa a sua idade, você poderá ter a mente de um homem sábio muito velho se confiar e meditar dia e noite na palavra do Senhor e ter prazer nela!

Não permita que torne sua vida uma palha que qualquer vento pode levar, mas se torne uma árvore plantada junto a ribeiros de água e que no tempo certo dará o seu fruto, as folhas nunca murcham e tudo quanto fizer (dentro da vontade do Senhor) prosperará!

Não sei em que situação está a sua vida agora, mas se você tem sido fiel a vontade do Senhor então aguarde com esperança que o Senhor poderá te livrar e talvez já esteja te livrando e você não está conseguindo ver, mas a obra que o Senhor quer fazer em sua vida Ele vai concluir pois assim Ele quer agir em você!

Espere e aguarde, pois uma árvore não cresce do dia para a noite! Apenas creia e descanse na Lei do Senhor!

Deus abençoe e até a próxima!


Já se inscreveu para a Consciência Cristã 2019? Inscreva-se gratuitamente aqui

Lázaro Layson

Lázaro Layson

Pastor Lázaro Layson, Vocacionado por Deus para pastorear a Igreja Batista da Graça, Bacharel em Teologia com especialização em Pregação Expositiva e Aconselhamento Biblico, Chamado a ser sal da terra e luz do mundo como Consultor Empresarial e Professor com Bacharelado em Engenharia Mecânica e Especialista em Gestão de Projetos. Casado com Michelly Suellen e pai de Sarah, Lazaro Filho e Samantha Abigail.

Deixe seu comentário