Teens

Pega-varetas | YOLO | Devocional para Adolescentes

Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Efésios 2:8-9

Ganhar presentes é sempre muito bom! Seja uma carta, uma rosa ou um bombom, ficamos felizes quando se lembram de nós! Não nos importamos com o valor do presente! A não ser é claro, que estejamos participando de um “amigo secreto”. Nesse caso nos importamos sim! Afinal de contas, o valor foi estipulado.

Nunca me esqueci de um jogo de pega-varetas que recebi uma vez em um “amigo secreto” de R$20,00. Talvez você nem saiba o que é isso. Acho que o jogo extinguiu-se. Se eu tivesse guardado, quem sabe hoje teria em mãos uma relíquia e, ele estaria valendo o preço que havíamos definido na época. Talvez foi isso o que meu amigo secreto pensou e eu o julguei errado.

Mas podemos também ser surpreendidos positivamente! E recebermos um presente acima do valor estipulado e bem melhor do que aquele que demos. O ruim é se isso acontece quando quem nós tiramos também nos tirou. Se a pessoa não for um grande artista, certamente não irá conseguir esconder o rosto de decepção!

Fico pensando como seria se o nosso relacionamento com Deus fosse como nesta brincadeira. Fico pensando como estaria o Seu rosto de decepção se tivéssemos que trocar os nossos presentes. Ainda bem que foi Ele quem nos tirou, quem nos escolheu e quem nos presenteou. Ainda bem que Ele não aguarda que devolvamos um presente no mesmo valor. Seria impossível!

A graça e o pega-varetas

O que se pode comparar ao Seu amor que foi capaz de entregar o Seu próprio Filho para que os nossos pecados fossem perdoados? Ir à igreja? Cumprir os mandamentos? Ofertar o nosso tempo, dinheiro e talentos em obras sociais? Tudo isso não passaria de um jogo de pega-varetas.

O que recebemos está muito acima do que podemos dar. O que recebemos está muito acima do que merecemos. O que recebemos se chama “Graça”. Não a trocamos por nada que temos. Não a compramos por nada que possuímos. Simplesmente, pela fé, recebemos!

Oração:

Não há pecado algum que você tenha cometido que seja maior que a graça de Deus em sua vida. Se você não se acha digno de receber o amor e o perdão de Deus, você está no caminho certo! De fato não somos dignos. Por isso, em oração, confesse a Deus essa verdade e também O agradeça por ter escolhido te amar e te perdoar mesmo você não merecendo. Fale com Ele também sobre a sua fé no sacrifício de Jesus, que te faz receber essa graça.

Diego Guerzoni Brusamolim (Xero)

Diego Guerzoni Brusamolim (Xero)

Casado com Camila e pai da Manuela. Presbítero da Igreja Presbiteriana do Brasil em Santa Rita do Sapucaí - MG, onde desenvolve junto de sua esposa um ministério com adolescentes há 8 anos. Líder e fundador do Programa Arte & Vida, projeto social que oferece cursos gratuitos para adolescentes carentes. Líder local do projeto Escola da Vida da Mocidade para Cristo que promove encontros e palestras para alunos, pais e professores. Capelão da Escola Estadual Sanico Teles.

Deixe seu comentário